Categorias

É possível viver de Day Trade?

Sumário

Tempo de leitura: 4 minutos.

A bolsa de valores é um ambiente que oferece oportunidades para todos os tipos de perfis. Ela pode satisfazer desde o investidor, que foca em construir seu patrimônio no longo prazo, até o trader, que busca ganhos imediatos, e às vezes até no mesmo dia, como acontece no day trade.

Mas será que é realmente possível conseguir renda suficiente para viver apenas operando na bolsa? Para responder a esse questionamento, precisamos conhecer mais a respeito dessa estratégia, como ela funciona, suas vantagens e riscos.

Então, se você tem a intenção de se tornar um day trader, continue a leitura!

O que é day trade?

O day trade é uma estratégia de operação de curtíssimo prazo. Desse modo, o objetivo do trader é lucrar com pequenas variações de preços de ativos e derivativos financeiros no intraday, período entre a abertura e o fechamento do pregão.

Na prática, para que consideremos uma operação como day trade, ela precisa iniciar e encerrar em um único dia. Assim, não faz diferença se a negociação durou horas, minutos ou poucos segundos, iremos considerá-la day trade.

Nesse sentido, podemos utilizar a estratégia na compra e venda de ações, fundos imobiliários, ETFs (fundos de índice), opções, contratos futuros – de índice e commodities, por exemplo, entre outros. Como o mercado é bastante amplo, o operador pode escolher a alternativa mais adequada ao perfil.

Para conhecer mais sobre cada uma dessas modalidades, e entender quais fazem sentido dentro da sua estratégia, você pode acessar a nossa biblioteca digital clicando no banner abaixo.

Como funciona?

Para compreender melhor o day trade, é preciso entender a base da operação. Tudo começa com a escolha do ativo ou derivativo. Na sequência, o trader analisa os preços, a tendência, a volatilidade, entre outras questões técnicas.

Logo, ao identificar uma oportunidade, ele abre uma posição de mercado (comprada ou vendida) de acordo com a leitura realizada e as suas expectativas. Depois, o trader acompanha a movimentação de preços para encerrar a operação quando atingir o objetivo traçado.

Como você viu, pode ser uma operação bastante rápida, então a agilidade do trader se torna fundamental para o seu sucesso. Afinal, em questão de segundos, o mercado pode mudar e fazer com que uma operação lucrativa se torne um prejuízo.

Embora pareça uma dinâmica muito simples, conseguir terminar o dia com um saldo positivo pode não ser tão fácil. Geralmente, o sucesso de um day trader demanda estudo, boas estratégias, disciplina, manejo dos riscos e uma plataforma operacional robusta.

Alguns traders tem optado por economizar tempo e operar utilizando estratégias automatizadas, os famosos robôs traders. Essas estratégias são desenvolvidas e testadas por especialistas, e trazem mais praticidade para o day trade.

Hoje em dia, traders podem encontrar esse tipo de robô em plataformas como a OnTick, e ativar os que mais se encaixam no operacional. Se quiser conhecer a OnTick e operar de forma automatizada, basta clicar no banner abaixo.

Quais são as vantagens e riscos envolvidos?

Após descobrir o conceito de day trade e entender como funciona, chegou o momento de conhecer as vantagens e riscos envolvidos.

Uma das principais vantagens do day trade é a possibilidade de obter lucros rápidos e diários. Se as operações gerarem lucro, ele irá creditar ao investidor em um prazo curto, não sendo necessário aguardar semanas, meses ou anos para obter rendimentos.

Outra vantagem está no fato de que não é preciso dispor de muito dinheiro para operar, sendo possível utilizar a alavancagem. Trata-se de um mecanismo que permite operar um volume financeiro superior ao que possui em conta.

Contudo, o ideal é manter uma margem de garantia que se adequa à alavancagem oferecida. Até mesmo porque, caso a quantia financeira que depositou não seja o suficiente para arcar com os riscos da operação, seu trade poderá encerrar compulsoriamente e gerar multas.

Além disso, em relação aos riscos, é importante destacar que, devido ao dinamismo do day trade, essa técnica costuma ter mais riscos que os investimentos tradicionais. A depender da volatilidade do dia, o trader pode ter grandes prejuízos, caso não tenha um bom gerenciamento de riscos.

Perceba que, no longo prazo, as oscilações de preços são diluídas, permitindo que o investidor se posicione até que a operação lhe dê lucro. Já no day trade isso não é possível, uma vez que a operação precisa encerrar no mesmo dia.

Ademais, ao operar alavancado, é preciso ter em mente que as perdas podem ser mais elevadas. Portanto, considere todas essas questões para definir se o day trade é realmente ideal para o seu perfil e objetivos.

É possível viver de day trade?

Agora que você já tem uma noção maior sobre o day trade, talvez já consiga responder a questão inicial. É possível, sim, viver de day trade. Porém, o trader deve conhecer bem o mercado financeiro e se preparar bastante para enfrentar os riscos envolvidos.

Se você se interessou pela possibilidade, conheça alguns pontos essenciais a considerar para viver de trade!

Conheça o mercado

Antes de lançar uma ordem de compra ou venda, você precisa conhecer o mercado. Isso significa ser capaz de entender como cada ativo ou derivativo financeiro funciona, os motivos que fazem os preços se movimentarem, as correlações existentes, etc.

Na Nomos, por exemplo, o cliente tem acesso à Tradersflix, uma plataforma que hospeda cursos de diversos mentores do mercado financeiro, onde você encontra aulas de Day Trade, Análise Técnica, Criptoativos, Renda Fixa, e mais!

Estude leitura de mercado

Dificilmente você será bem-sucedido em day trade sem saber ler o mercado. Uma forma de leitura bastante utilizada por traders é a análise fundamentalista, que observa a situação financeira de uma empresa ou setor, observando as projeções da situação desse mercado no futuro.

A segunda forma mais comum é a análise técnica. Ela consiste na análise do mercado por meio de gráficos e indicadores técnicos, sendo útil para identificar os pontos de entrada e saída de uma operação.

Conheça mais sobre análise técnica no e-book que a Nomos criou para você:

Pratique em simuladores

Também é preciso ter experiência na bolsa, mas você não precisa arriscar seu patrimônio para isso. Existem vários simuladores de mercado, e nele você pode praticar as operações com dinheiro fictício, visando testar suas estratégias e se preparar melhor para iniciar suas operações.

Elabore um bom gerenciamento de risco

No day trade, o gerenciamento de risco costuma ser uma das principais chaves para o sucesso. Primeiro, tenha em mente que você não pode arriscar mais do que está disposto a perder.

Além disso, para ajudar a observar os limites, considere utilizar mecanismos como o stop loss e o stop gain para manter o equilíbrio entre ganhos e perdas.

Tenha disciplina

Definitivamente, a disciplina também é essencial para que o trader conquiste a consistência nas operações. De nada adiantará estudar, se preparar, gerenciar os riscos se, no momento de operar, tudo isso for deixado de lado por questões emocionais e indisciplina. Logo, tenha uma estratégia e siga o que foi planejado, mesmo que o mercado não se comporte como você espera.

Participe de Salas de Trading

Também, tanto para quem está começando no day trade como para quem já opera com segurança, as salas de trading são uma ótima opção. Na sala de trading Bolsa ao Vivo, por exemplo, ao longo de todo o dia João Tonello, Filipe Borges e Madruga se revezam e os espectadores podem acompanhar minuto a minuto as operações dos melhores traders do Brasil. A Bolsa ao Vivo é 100% gratuita para clientes Nomos.

Conte com o suporte de uma assessoria de investimentos

Em resumo, para executar as operações com segurança e até mesmo entender se o day trade combina com o seu perfil, é recomendado estar vinculado a uma assessoria de investimentos confiável. Com ela, você poderá ter acesso a uma plataforma operacional robusta, com funções e ferramentas para agilizar suas operações.

O assessor pode ajudá-lo a entender melhor as características do mercado e compartilhar informações úteis para suas estratégias de day trade.

A Nomos é uma assessoria reconhecida como a casa do trader na XP, justamente por todos os serviços que oferece ao cliente. Para conhecer um pouco mais sobre os benefícios para traders, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Este artigo foi útil? Avalie:

 

Esse artigo foi útil? Avalie:

Preencha o formulário para ser redirecionado ao WhatsApp e entrar em contato com o nosso time

Receba sempre os melhores conteúdos e torne-se o investidor que sempre quis ser

Entenda mais sobre nossos termos e políticas