Categorias

Negociação de contrato futuro de Bitcoin na B3: entenda tudo sobre a novidade

contrato futuro bitcoin

Sumário

Tempo de leitura: 2 minutos.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deu sinal verde para a negociação de contrato futuro de Bitcoin na B3, a bolsa de valores brasileira. A decisão histórica para o mercado de criptomoedas no país, abre caminho para que investidores institucionais e pessoas físicas possam negociar o ativo com mais segurança e confiabilidade. 

As negociações estão previstas para começar no dia 17 de abril, mas dependerá da aprovação da CVM sobre um manual operacional que a B3 deve disponibilizar com as regras. 

Neste artigo, vamos deixar você por dentro desta novidade. Confira! 

O que é um contrato futuro de Bitcoin? 

O contrato futuro de Bitcoin é um tipo de derivativo que os investidores negociam com o preço que acreditam que a criptomoeda valerá no futuro.  

Ele serve para estratégia de hedge, mas é principalmente utilizado por investidores arrojados que buscam lucros no curtíssimo prazo.

Quando vai lançar o contrato futuro de Bitcoin? 

O lançamento do contrato futuro de bitcoin está previsto para o dia 17 de abril, poucos dias antes do esperado Halving do Bitcoin. O Halving acontece de 4 em 4 anos e costuma causar uma valorização de mais de 500% da criptomoeda.  

Quanto custa o contrato futuro de Bitcoin?

Segundo a B3, o valor do contrato futuro de Bitcoin será equivalente a 0,1 bitcoin, ou seja, 10% do valor da criptomoeda. Ele utilizará o índice Nasdaq Bitcoin Reference Price (NQBTC) como referência e o vencimento dos contratos será mensal.

Como negociar contrato futuro de Bitcoin? 

Para negociar contrato futuro de Bitcoin, os investidores de varejo terão que depositar no mínimo R$ 100 de margem na corretora.  

Quem mantiver posição após o fim do pregão deverá depositar 50% do valor do contrato. A margem de garantia é um recurso para garantir que, em caso de prejuízo, o investidor consiga honrar com suas obrigações financeiras. 

O vencimento do contrato de bitcoin deverá ocorrer em toda última sexta-feira do mês.

ETFs de Bitcoin na B3 

Atualmente, já é possível investir em Criptomoedas pela B3 através de ETFs e BDRs. São 14 produtos focados no mercado cripto. Vale destacar que o ETF mais negociado da B3 é o HASH11, que replica o Nasdaq Crypto Index (NCI).

Essas são formas mais acessíveis de investir em criptomoedas com diversificação, segurança e liquidez.  

Por outro lado, o contrato futuro de Bitcoin surge como mais uma alternativa de exposição ao mercado de criptoativos, oferecendo proteção das oscilações de preço do Bitcoin. 

Considerações finais 

Com a aprovação das negociações de Bitcoin no mercado futuro, os investidores ganharam mais uma alternativa para diversificar, proteger o patrimônio ou buscar ganhos consistentes no mercado.  

E a Nomos, especialista em oferecer soluções personalizadas e atendimento para traders arrojados, vai oferecer suporte especializado a investidores que queriam negociar esse ativo. 

Os analistas especialistas em criptomoedas do Bolsa Ao Vivo, uma comunidade patrocinada pela nossa assessoria, vão realizar operações em tempo real do contrato assim que estiver disponível na B3.  

Para operar junto e receber dicas ao vivo, clique aqui e conheça o Bolsa Ao Vivo. 

Esse artigo foi útil? Avalie:

 

Esse artigo foi útil? Avalie:

Preencha o formulário para ser redirecionado ao WhatsApp e entrar em contato com o nosso time

Receba sempre os melhores conteúdos e torne-se o investidor que sempre quis ser

Entenda mais sobre nossos termos e políticas