Categorias

Como dar os primeiros passos no day trade com ações?

Sumário

Tempo de leitura: 3 minutos.

Muitas pessoas se atraem pela bolsa de valores com a intenção de conseguir lucros em pouco tempo. Embora isso seja possível, antes de dar os primeiros passos no day trade, é preciso conhecer bem os riscos.

Afinal, as possibilidades de ganhar ou perder são, teoricamente, as mesmas. Portanto, é essencial saber o que é preciso fazer para aumentar suas chances de sucesso.

Por isso, a Nomos preparou este conteúdo indispensável para quem se interessa em começar a fazer day trade. Confira:

O que é day trade?

O day trade é uma operação de curtíssimo prazo (sempre iniciada e encerrada no mesmo dia) que pode ser realizada na bolsa de valores. Ela consiste na compra e na venda de uma ação, para lucrar com a diferença de preços.

Ou seja, a operação pode abrir no início, no meio ou até próximo ao final do pregão. Desde que se encerre no mesmo dia, será considerada day trade. Os lucros acontecem quando o trader consegue comprar barato e vender caro, ou vender caro e comprar barato.

No day trade, é possível vender uma ação mesmo sem tê-la, considerando que a compra se realiza ainda naquele dia. Com isso, o trader aproveita os momentos de queda do mercado para lucrar.

Porém, é preciso ressaltar que os riscos dessa atividade são mais elevados. Isso porque não há como prever ou controlar as movimentações do mercado. Caso os preços sigam no sentido contrário ao da posição do trader, ele poderá ter grandes prejuízos.

Como você pode ver, essa é uma atividade que demanda bastante cuidado. Como o foco é aproveitar oscilações de curtíssimo prazo, é necessário ter conhecimento sobre o mercado e desenvolver estratégias e formas de analisar a ação, para saber o momento certo de entrar e sair de uma operação.

Quais as vantagens e os riscos do day trade?

Operações de curto prazo – como o day trade e, até mesmo, o swing trade – podem trazer diversas vantagens, mas também riscos. Vamos mostrar alguns a seguir:

Possibilidade de lucro diário

Como você viu no início, no day trade é possível lucrar todos os dias, embora essa não seja uma tarefa fácil.

Além disso, existem, inclusive, pessoas que se dedicam exclusivamente ao day trade e o tem como sua principal fonte de renda.

Flexibilidade de local e horário

Hoje em dia, não é mais necessário estar presente fisicamente na sede da bolsa de valores para comprar e vender ações. Em termos de equipamento, tudo que o trader precisa para começar é de um computador e do acesso a uma plataforma de home broker.

Além disso, durante todo pregão, o trader tem a liberdade de entrar e sair de operações, e assim consegue aproveitar momentos chamados de power hour, horários mais movimentados e que geralmente representam mais oportunidades.

Alavancagem

Praticamente todas as corretoras de valores permitem que seus clientes operem day trade alavancado.

Isso significa que o trader consegue movimentar um volume financeiro maior do que efetivamente possui em conta.

Assim, é possível começar a operar mesmo com pouco dinheiro, ainda que esse formato traga mais riscos.

Riscos financeiros

Perder dinheiro é um dos principais riscos do day trade. Isso acaba acontecendo por conta da imprevisibilidade do mercado.

Ainda que você tenha as melhores estratégias e formas de analisar a bolsa, não é possível prever ou ter certeza dos movimentos.

Porém, é possível acompanhar pessoas experientes no mercado, e seguir os passos delas. É o caso da Sala de Trading Ao Vivo, onde todos os dias big players do mercado operam e compartilham seus gains com os clientes da Nomos.

Clique aqui para desbloquear seu acesso à Sala de Trading ao vivo!

Imposto de Renda

O recolhimento de Imposto de Renda (IR) também pode ser considerado uma desvantagem do day trade.

Afinal, a alíquota é de 20% sobre o lucro obtido. Em contrapartida, as perdas podem ser abatidas dos ganhos e, assim, reduzir a quantia que deve-se recolher.

Clique aqui para conhecer nosso Guia de Imposto de Renda Gratuito!

Como dar os primeiros passos no day trade com ações?

Se, ao chegar até aqui, você concluiu que deseja correr os riscos existentes no day trade, veja como dar os primeiros passos nessa jornada a seguir!

1. Estude o mercado

Uma das formas mais eficientes de se tornar um expert em uma atividade é estudá-la. Por isso, no mercado financeiro não é diferente.

Aprender como a bolsa funciona, entender o que influencia na movimentação dos preços de uma ação e mapear o seu comportamento diante da volatilidade facilita a tomada de decisão.

2. Estabeleça estratégias sólidas

Um bom trader precisa estabelecer estratégias que proporcionem eficiência, no sentido de aumentar os ganhos e reduzir as perdas.

Desse modo, mesmo que você se depare com prejuízos, os seus lucros poderão compensá-los. Por isso, lembre-se de que o manejo de riscos é essencial para a sua longevidade no mercado.

Estudar sobre a análise técnica pode ser um bom começo para desenvolver um operacional próprio. Pensando nisso, o analista CNPI Filipe Borges gravou um vídeo que explica melhor sobre esse tipo de análise e como ela beneficia o trader.

Acompanhe uma sala de trading ao vivo

Uma das melhores maneiras de aprender é ver na prática como os traders profissionais operam. Por isso, a Nomos oferece uma sala de trading exclusiva com o melhor time do mercado!

A sala de trading já é muito conhecida pela performance do analista CNPI João Tonello com minicontratos (mini dólar e mini índice).

Mas, o que poucos sabem é que a sala, no período da tarde, é voltada para day trade em ações.

Na segunda edição do dia, o analista CNPI Filipe Borges lidera as operações de day trade e swing trade em ações na sala, e você pode acompanhá-lo ao vivo todos os dias!

Para ter acesso gratuito à sala de trading com foco em day trade de ações, basta clicar aqui e solicitar seu acesso.

Conheça o seu perfil e seus objetivos

É essencial que você verifique se o seu perfil é adequado ao nível de risco presente no day trade. Geralmente, essa é uma atividade praticada por quem tem o perfil arrojado – veja se é o seu caso.

Além disso, é importante ter um bom planejamento e objetivos financeiros claros. De modo geral, quem opera day trade visa ganhos diários. Porém, nem sempre é possível. Por isso, é importante que o trader trace metas de ganho e perda e tente parar de operar assim que as atingir.

Sabendo como dar os primeiros passos no day trade com ações, você pode continuar aprofundando o seu conhecimento e entendendo como ampliar sua performance.

Caso surja alguma dificuldade, não hesite em procurar o suporte de uma assessoria. A Nomos conta com uma equipe pronta para sanar suas dúvidas!

Nós somos a maior assessoria ao trader da XP e temos um atendimento que é referência no mercado, além de soluções personalizadas para cada perfil. É só Clicar aqui e falar com o nosso time.

Este artigo foi útil? Avalie:

 

Esse artigo foi útil? Avalie:

Preencha o formulário para ser redirecionado ao WhatsApp e entrar em contato com o nosso time

Receba sempre os melhores conteúdos e torne-se o investidor que sempre quis ser

Entenda mais sobre nossos termos e políticas