Categorias

Investimentos para iniciantes: como evitar as armadilhas do mercado

Sumário

Tempo de leitura: 4 minutos.

Ao mesmo tempo em que o mercado financeiro apresenta diversas oportunidades de investimentos para iniciantes, é preciso se atentar às diversas armadilhas que podem aparecer no caminho.  

Por isso, aqueles que estão dando os primeiros passos muitas vezes se sentem inseguros e podem ficar mais vulneráveis. 

Sendo assim, se você está começando agora, saiba que existem diversas estratégias que podem te auxiliar a manejar os riscos e evitar erros nessa jornada.  

Para isso, é fundamental entender as possibilidades e conhecer algumas dicas para fazer movimentações mais assertivas, respeitando seus objetivos e perfil de investidor.  

Quer saber quais são os principais investimentos para iniciantes e como dar os primeiros passos no mercado evitando as armadilhas? Confira nossas dicas!

Quais as principais armadilhas do mercado? 

Antes de começar a investir, é essencial ter em mente que não existem alternativas perfeitas. Dentro das suas características e particularidades, todas as opções de investimentos para iniciantes apresentam tanto oportunidades quanto riscos. 

Mas, afinal, quais são as principais armadilhas para iniciantes? Para começar, separamos as três que mais atrapalham a vida dos investidores e ocasionam até mesmo a desistência de alguns.

  1. Não analisar os investimentos

    Um dos erros mais comuns costuma ser investir sem analisar os ativos ou títulos em questão. Ou seja, o investidor não busca conhecer as características do investimento que está fazendo e nem a sua lógica de funcionamento antes de aportar. 

    No mercado de ações, por exemplo, é comum ver investidores comprando papéis quando observam uma alta e os vendendo no primeiro sinal de baixa.  Isso, sem uma estratégia bem definida e sem conhecer o comportamento do ativo ou os fundamentos da empresa, pode colocar o investidor numa situação com maiores chances de prejuízo.

  2. Pensar exclusivamente em ganhos rápidos

    Outra armadilha é pensar apenas em como obter retornos rápidos. Apesar de ser possível atingir ganhos com operações de curto e curtíssimo prazo, elas acontecem se você segue uma estratégia com foco em trading – o que envolve maiores riscos. 

    Saiba como ser um trader ↦

    Não é raro encontrar investidores que estão começando do zero e já esperam resultados acima da média desde as suas primeiras movimentações.

    Para aqueles que estão iniciando, é interessante entender que o mercado passa por diversas oscilações e o longo prazo ajuda a diluir riscos e amadurecer resultados. 

  3. Investir sem um objetivo claro

    Outro cenário negativo para os investidores é a falta de um objetivo claro. Muitos iniciam no mercado sem saber ao certo o que estão buscando. Com isso, ficam mais vulneráveis a erros. 

    Para evitar essa situação, é fundamental que você monte um planejamento para orientar suas decisões. Dessa forma, poderá ser muito mais simples equilibrar sua carteira e encontrar investimentos para cada uma das suas metas. 

Como investidores iniciantes podem evitar essas armadilhas?

Investir de acordo com seu perfil 

O primeiro passo para minimizar as chances de cair em armadilhas é conhecer o seu perfil de investidor. Essa questão é determinante para que exista uma melhor compreensão sobre a avaliação e a tolerância aos riscos. 

Os perfis se dividem em três tipos principais: conservadores, moderados e arrojados. 

Os primeiros são aqueles que priorizam a segurança financeira e evitam enfrentar riscos. Eles costumam optar por alternativas na renda fixa

Já os investidores arrojados apresentam uma maior tolerância aos riscos e costumam se adaptar melhor às oscilações do mercado. Esse perfil costuma priorizar um maior potencial de rentabilidade ainda que isso signifique correr um maior risco de perda.

No meio termo, há os investidores moderados – que combinam as características dos outros dois acima. Assim, ao mesmo tempo em que valorizam aplicações seguras, eles aceitam enfrentar mais riscos se houver perspectiva de ganhos maiores.

Considerar objetivos e prazos dos investimentos para iniciantes

Além de estarem alinhados com o seu perfil de investidor, os investimentos que você faz precisam estar de acordo com os seus objetivos. Afinal, como falamos acima, montar uma carteira sem um planejamento claro é uma das principais armadilhas do mercado. 

Sendo assim, é importante entender quais resultados você pretende alcançar com seus investimentos. Dessa forma, em alinhamento com a sua tolerância aos riscos, será mais fácil encontrar as alternativas mais adequadas. 

Os prazos também cumprem um papel de destaque nesse cenário. Portanto, pode ser interessante dividir suas metas em curto, médio e longo prazo. Assim, tem mais chances de você conseguir montar uma carteira diversificada e com investimentos para cada horizonte de tempo. 

Criar uma Reserva de Emergência

Outra preparação essencial para não cair nas armadilhas do mercado é a construção de uma reserva de emergência. Ela consiste no montante que será utilizado para trazer uma maior tranquilidade para as suas finanças em momentos de crise. 

Por isso, antes de iniciar seus investimentos, é importante primeiro montar a sua reserva. Em especial, se você pretende seguir uma estratégia de investimentos mais arriscados ou de longo prazo.

Isso porque a reserva de emergência costuma ser formada por um conjunto de investimentos que possam oferecer liquidez e segurança diante de possíveis necessidades. 

Para montar sua reserva financeira, é interessante realizar um planejamento. Por meio dele, você conseguirá visualizar seus ganhos e gastos, encontrando o valor ideal para poupar. Nesse contexto, a reserva precisa ser capaz de cobrir, no mínimo, seis meses dos seus custos mensais. 

Além disso, é importante que esse montante não fique parado em sua conta corrente. Nesse caso, você pode investir em alternativas seguras e com liquidez diária – como algumas aplicações pós-fixadas da renda fixa

Banner - Ebook Reserva de Emergência

Acompanhar a carteira periodicamente 

Monitorar os seus investimentos periodicamente também é importante para identificar oportunidades ou fazer ajustes na sua estratégia.

Quando o objetivo é alocação de longo prazo, muitas vezes é melhor confiar no processo e aguardar que as perdas e ganhos sejam compensados com o passar do tempo. Mesmo assim, não é recomendado “esquecer” totalmente o montante alocado.

Dessa forma, será mais fácil verificar se a carteira segue alinhada aos seus objetivos e perfil, além de ser possível avaliar novas oportunidades de investimentos e formas de trazer uma maior diversificação do portfólio

Lembre-se, no entanto, que o acompanhamento deve ser estratégico. Isso porque, especialmente quando o foco está no longo prazo, pode não ser vantajoso se atentar à performance da carteira a todo momento.

Uma forma de entender melhor quando devem ser feitos os rebalanceamentos na sua carteira é contando com um profissional especializado. Na Nomos, por exemplo, você tem um time completo para orientar suas decisões e sugerir possíveis melhorias no portfólio.

Fale com o time da Nomos e saiba mais sobre a nossa assessoria

Contar com o apoio de uma assessoria 

Considerando as diferentes modalidades de investimentos para iniciantes, os riscos envolvidos e a necessidade de analisar as possibilidades para se adequarem aos seus objetivos, contar com o suporte de uma assessoria de investimentos pode decisivo para o sucesso das suas estratégias

Esse serviço coloca você em contato com profissionais qualificados para orientarem suas decisões e explicarem todos os termos financeiros que você precisa saber para evoluir no mercado.

Assim, os assessores podem tirar suas principais dúvidas e ajudar você a montar um portfólio adequado para alcançar seus objetivos por meio de aportes estratégicos. 

Se é disso que você precisa, não hesite em contar com a nossa assessoria. Aqui na Nomos, oferecemos atendimento personalizado e suporte full time para estar ao seu lado em cada etapa da sua jornada financeira.

Conheça as soluções personalizadas oferecidas pela nossa assessoria

Esse artigo foi útil? Avalie:

 

Esse artigo foi útil? Avalie:

Preencha o formulário para ser redirecionado ao WhatsApp e entrar em contato com o nosso time

Receba sempre os melhores conteúdos e torne-se o investidor que sempre quis ser

Entenda mais sobre nossos termos e políticas