Categorias

Robôs de investimento: como funcionam, vantagens e desvantagens

Sumário

Tempo de leitura: 4 minutos.

Você já ouviu falar nos robôs de investimento? Eles são algoritmos que utilizamos para negociar ativos de forma automatizada na bolsa de valores, principalmente em operações de day trade. 

Esse tipo de tecnologia se popularizou no mundo todo entre pequenos, médios e grandes investidores, mas nem todos conseguem tirar o máximo de eficiência e explorar essa possibilidade. 

Entenda melhor como funcionam os robôs de investimento, seus tipos e se vale a pena utilizá-los.

O que são os robôs de investimento? 

Os robôs de investimento surgiram no final dos anos de 1990 e início de 2000. Na época, eles serviam principalmente para operacionalizar o grande volume de transações na bolsa de valores, dando apoio aos profissionais. 

Com a sua evolução, eles passaram a ser utilizados para diversos objetivos, desde automatização de rotinas até operações de day trade e swing trade

A sua denominação pode dar a entender que os robôs são máquinas ou itens físicos que devem ser adquiridos pelos investidores. Mas eles não funcionam fisicamente, e sim como parte de sistemas computacionais. 

Nesse sentido, os robôs são, na verdade, softwares de computador. Ou seja, programas voltados a um objetivo específico. Dessa maneira, eles utilizam inteligência artificial, algoritmos e modelos matemáticos para atuar, dependendo de sua função. 

Como os robôs de investimento funcionam? 

A explicação sobre os robôs investidores pode soar um pouco abstrata, então entender como eles funcionam na prática é uma boa forma de conhecê-los melhor. Nesse sentido, é importante saber quais são suas funções para um investidor. 

Os robôs podem analisar e selecionar investimentos que se baseiam em características pessoais do usuário e da situação do mercado. Por exemplo, para quem quer investimentos de longo prazo e com baixo risco, ele pode selecionar os títulos de renda fixa que mais se adequam entre as opções. 

Além disso, eles podem monitorar os resultados da carteira de investimentos e confeccionar relatórios com históricos. Assim, é possível ver a eficiência das estratégias que adotaram conforme seus objetivos e adequá-las, se necessário. 

Os robôs também podem ser configurados para resgatar aplicações e realizar operações de day trade e swing trade. Essa é uma funcionalidade mais avançada e requer configuração detalhada, mas os traders estão utilizando bastante.

A configuração dos robôs é sempre feita por humanos, então eles seguirão regras de acordo com essa programação. Para isso, utilizam-se algoritmos que desenvolveram especialmente para investimentos no mercado financeiro. 

Os algoritmos são códigos com regras que os softwares devem seguir, fornecendo indicações de como se comportar. Um exemplo bem simples de algoritmo é determinar a compra de um ativo caso sua cotação chegue a R$ 10. 

Assim, se a condição se realizar (preço a R$ 10) o robô emitirá a ordem de compra. Caso contrário, nenhuma ordem será emitida.  

Os algoritmos também podem ser bem complexos — trazendo diversas variáveis, ordens de compra e venda, avaliação de mercado e análise de dados. 

Quais são os tipos de robôs de investimento disponíveis? 

Dividimos os robôs de investimento em diversos tipos e cada desenvolvedor pode criar suas próprias regras e divulgá-las aos interessados. Portanto, não é possível generalizar as características de todos eles facilmente — sendo necessário avaliar cada caso. 

Confira os principais tipos: 

Robô trader 

Os robôs traders se especializam em operações de curto prazo na renda variável. Nesse sentido, é importante entender que essas operações não são investimentos, mas sim operações visando lucro com a oscilação de preços. 

Portanto, a estratégia possui mais riscos que outras alternativas, mas também há mais potencial em rentabilidade. Assim, esses robôs são, principalmente, para quem tem objetivos específicos e entendem os riscos envolvidos. 

Eles observam as movimentações de mercado e podem fazer análises gráficas e investigar padrões de comportamento de cotação de ativos e derivativos. Desse modo, podem efetuar ordens de compra e venda conforme esses algoritmos. 

Também há versões mais simples. Por exemplo, robôs que apenas efetuam as ordens de acordo com as determinações específicas do usuário.  

Hoje em dia, já é possível contar com robôs desenvolvidos por profissionais do mercado, e escolher entre diversas opções de estratégias para day trade e swing trade em plataformas especializadas.

Uma das plataformas de negociação que os traders que operam robôs de investimento é o MetaTrader 5. Nele, você pode baixar robôs de diferentes desenvolvedores e deixar que as estratégias executem com muito mais agilidade.

Se quiser saber mais sobre o MT5 e como você pode configurar a plataforma, baixe nosso Manual Completo.

Outra forma de operar com robôs de forma simples e ainda mais prática é através da OnTick. Nessa plataforma que você pode integrar com a sua conta da XP, você pode escolher entre dezenas de estratégias de diferentes mercados e operar em poucos cliques.

Conheça os robôs de investimento da OnTick

High-frequency trader 

High-frequency trading (HFT), conhecido também como “Negociação de alta frequência” é um método de operação que usa robôs poderosos para fazer transações. A estratégia, diferente do robô que falamos anteriormente, é realizar um alto número de ordens em frações de segundos. 

Dessa forma, os algoritmos que utilizamos são bastante complexos e voltados apenas a essas transações. Eles podem analisar diversos mercados ao mesmo tempo e executar as ordens conforme as condições desejadas. 

Os programas se aproveitam de variações que ocorrem em menos de um segundo, buscando a lucratividade nesse tempo. Quanto mais rápida é a execução das ordens, melhor é o robô para essa finalidade. 

Como esse método exige a movimentação de grandes volumes, a B3 criou um programa de incentivo que aplicamos apenas para traders que se cadastram como investidores de alta frequência. 

Entre os benefícios principais do programa estão a redução significativa nos custos operacionais, chegando a mais de 50% de desconto, e condições tecnológicas de maior velocidade. 

Se você é Trader e realiza muitas operações, é possível que consiga sua inclusão no Programa. Para saber como solicitar e todos os detalhes sobre o Programa HFT, você pode clicar aqui e baixar nosso e-book gratuito sobre o tema.

Baixar E-book HFT - Como receber incentivo da B3

Robô advisor 

O robô advisor é a versão que realmente se volta para investimentos. Ele funciona como um verdadeiro consultor de investimentos que pode analisar os investimentos mais rentáveis para o seu perfil de risco, montar uma carteira personalizada para os seus objetivos e ainda fazer a gestão completa do seu portfólio com rebalanceamentos periódicos.

Entre os diferentes tipos de robôs advisors, estão os robôs de automação de carteiras. Com eles, é possível automatizar uma carteira recomendada que mais combine com os seus objetivos e deixar que as atualizações sejam feitas de forma automática.

Você deve utilizar um robô de investimento? 

Utilizar um robô de investimentos, qualquer que seja o seu tipo, é uma decisão individual. Para definir se ele vale mesmo a pena é preciso analisar as principais alternativas e ponderar qual delas está mais adequada aos seus objetivos. 

Como a composição da carteira e as decisões de compra ou venda de ativos são fundamentais para os investidores e traders, muitos querem manter total controle sobre elas. Então, nesses casos, o robô pode não ser indicado. 

Mas também é possível utilizá-lo em tarefas mais simples, como para gestão da carteira, alertas sobre ativos para o trading, entre outras. Além disso, você pode utilizar os robôs e continuar acompanhando as decisões de perto para avaliar se estão eficientes ou se elas se alinham às suas estratégias. 

Os robôs de investimento também podem ajudar você a otimizar seu tempo e operar volumes maiores, auxiliando até mesmo traders iniciantes que não têm tanto conhecimento do mercado. 

Se quiser saber mais detalhes sobre os tipos de robôs e como as estratégias automatizadas podem facilitar suas escolhas, você pode clicar aqui e baixar nosso e-book sobre o assunto.

Ebook Gratuito - Estrategias Automatizadas

Que outras ferramentas posso utilizar?

Ainda vale a pena considerar que existem outras ferramentas e serviços que podem ser úteis ao longo da sua jornada no mercado financeiro. Contar com o suporte de uma assessoria de investimentos, por exemplo, pode fazer a diferença no seu dia a dia. 

O assessor possui um treinamento para esclarecer suas dúvidas sobre o mercado, ativos, operações e até mesmo sobre os robôs de investimento, permitindo que você tenha ainda mais controle e conhecimento sobre o assunto.

Aqui na Nomos, oferecemos suporte especializado, disponibilizamos materiais de apoio, robôs gratuitos setados por grandes nomes do mercado e muito mais benefícios para que você alcance o máximo da sua performance.  

Fale com o nosso time e saiba mais sobre a assessoria da Nomos

Esse artigo foi útil? Avalie:

 

Esse artigo foi útil? Avalie:

Preencha o formulário para ser redirecionado ao WhatsApp e entrar em contato com o nosso time

Receba sempre os melhores conteúdos e torne-se o investidor que sempre quis ser

Entenda mais sobre nossos termos e políticas