Categorias

Operações compromissadas: o que são e quais as vantagens? 

Sumário

Tempo de leitura: 3 minutos.

Com a enorme variedade de produtos de renda fixa disponíveis, muitas pessoas físicas e jurídicas acabam conhecendo as opções mais populares, como CDB, LCI e LCA. O que muitos não sabem é que existe uma outra forma de investir com rentabilidade e segurança: as operações compromissadas. 

Neste artigo, vamos explicar o que são as operações compromissadas, quais são seus tipos, quais as suas vantagens para PF e PJ e como investir. 

Vamos lá? 

O que são Operações Compromissadas? 

As operações compromissadas são um tipo de investimento de Renda Fixa que funcionam como empréstimos lastreados por títulos, em que uma instituição financeira vende um título e se compromete a recomprá-lo posteriormente com juros.  

Ou seja, elas funcionam como se fossem um aluguel, onde você, como comprador, obtém o título apenas temporariamente, até a instituição financeira recomprá-la. 

Sendo assim, essas operações permitem diversificar a carteira de investimentos com baixo risco e garantias, já que todas as etapas são acordadas antes de acontecer. 

Quais são os tipos de operações compromissadas? 

Existem alguns tipos de operações compromissadas, e eles podem ser de taxa fixa ou variável, muitas vezes atreladas ao CDI. 

Por exemplo, existem as operações com títulos, e os títulos utilizados como garantia podem incluir: 

  • Títulos públicos; 
  • Certificados de depósito bancário (CDB); 
  • Letras de crédito imobiliário (LCI); 
  • Letras de crédito agrícola (LCA); 
  • Letras Hipotecárias; 
  • Debêntures; 
  • Certificados de recebíveis imobiliários (CRI) e certificados de recebíveis do agronegócio (CRA). 

Os demais tipos de operações compromissadas são: 

  • Operações compromissadas Selic: envolvem a compra e venda de títulos públicos federais com remuneração pós-fixada atrelada à taxa Selic. São realizadas no mercado aberto, e podem ser utilizadas para controle da inflação e ajuste das condições monetárias. 
  • Operações compromissadas direcionadas: são realizadas entre instituições financeiras com o objetivo de suprir necessidades específicas de liquidez, como o cumprimento de obrigações regulatórias ou a gestão de fluxo de caixa. 
  •  Operações compromissadas genéricas: nessas operações, não são especificados previamente os títulos que serão objeto do empréstimo. Os títulos são entregues posteriormente, dentro das características e prazos estabelecidos. 

Lembrando que cada uma possui suas particularidades e, para escolher a melhor para você, é importante conhecer seu perfil de investidor.

Você também pode contar com a mesa especializada da Nomos para tirar as suas dúvidas. Se já quiser saber, clique aqui para conversar com um especialista. 

Quais as vantagens de investir em Operações Compromissadas? 

Existem algumas vantagens ao investir em Operações Compromissadas. Seguem alguns exemplos: 

  • Baixo risco: como envolvem títulos públicos ou garantias pré-estabelecidas, elas são uma ótima opção de baixo risco. 
  • Potencial isenção do IOF: em algumas situações, as operações compromissadas podem estar isentas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o que torna essa modalidade ainda mais atrativa para investimentos de curto prazo. Lembrando que é importante verificar as condições específicas para garantir a isenção desse imposto. 
  • Retorno garantido: como os títulos são recomprados dentro de um prazo pré-determinado, é uma opção para investidores que buscam segurança em seus investimentos. 
  • Liquidez: dependendo da operação compromissada, é possível encontrar modalidades com liquidez diária. Essa característica pode ser útil para investidores que necessitam de disponibilidade rápida dos recursos, como uma reserva de emergência, por exemplo. 
operações compromissadas ebook reserva de emergencia

E as desvantagens? 

Apesar de as vantagens serem muitas, uma das maiores desvantagens das operações compromissadas é que elas não possuem cobertura do FGC – Fundo Garantidor de Crédito -, ou seja, não há reembolso garantido no caso de o emissor descumprir seu acordo. 

Além disso, outra desvantagem é que as operações compromissadas estão sujeitas à tributação, especialmente em relação ao Imposto de Renda. Além disso, há a incidência do IOF para investimentos com prazo inferior a 30 dias. 

A rentabilidade das operações também está diretamente relacionada ao desempenho do emissor dos títulos utilizados como garantia. Ou seja, se o emissor enfrentar dificuldades financeiras ou outros problemas, isso pode afetar negativamente o retorno do investimento. 

Operações compromissadas para empresas 

Através da nossa assessoria, você consegue acesso a diversas opções de operações compromissadas na plataforma da XP.  

Há produtos para todos os tamanhos de empresa. Seja para pequenas, médias e grandes. O valor mínimo de aplicação é R$ 1.000. 

A grande vantagem é a isenção de IOF, que apresenta uma excelente oportunidade para alocação de caixa no curto prazo.  

Conte com a assessoria da Nomos para realizar essas operações

Vimos até aqui que as operações compromissadas são uma ótima opção de investimento em renda fixa para diversificar seu portfólio. 

Porém, é importante destacar que as vantagens e as desvantagens podem variar dependendo das características específicas de cada operação compromissada e do tipo de título utilizado como garantia. 

Lembre-se de que é importante tomar essas decisões baseadas em pesquisa de mercado.  

Por isso, antes de investir, procure orientação de um profissional qualificado, como um assessor da Nomos, para tomar decisões informadas e alinhadas aos seus objetivos financeiros. 

Aqui, nós temos a Mesa de Empresas, com especialistas em B2B que apresentam as oportunidades ideais para o seu negócio. Além disso, você conta com soluções personalizadas para empresas.  

E se você for investidor pessoa física, pode contar com nosso time Alocação para encontrar o produto certo estar em sua carteira. 

Este artigo foi útil? Avalie:

 

Esse artigo foi útil? Avalie:

Preencha o formulário para ser redirecionado ao WhatsApp e entrar em contato com o nosso time

Receba sempre os melhores conteúdos e torne-se o investidor que sempre quis ser

Entenda mais sobre nossos termos e políticas