Categorias

O banco faliu? Saiba como resgatar seu dinheiro através do FGC

como resgatar dinheiro através do FGC

Sumário

Tempo de leitura: 2 minutos.

No primeiro trimestre de 2023, vimos no Brasil e no mundo diferentes casos de crises e quebras de bancos. 

No início do ano, a BRK Financeira e a Portocred tiveram de fechar as portas pelo Banco Central brasileiro. Em março, nos Estados Unidos, foi a vez do Silicon Valley Bank e do Signature Bank. 

Além disso, ainda teve o caso do Credit Suisse, um gigantesco banco mundial que enfrentou uma forte crise e acabou sendo comprado pelo UBS. 

Quando algo assim acontece, uma pergunta logo vem à mente: “O que acontece quando um banco fecha?”  

Aqui no Brasil, os investidores podem contar com o recurso do FGC

Ainda, na semana do dia 20 de março, o Fundo Garantidor de Crédito deu início aos pagamentos das garantias dos credores da BRK Financeira. 

Então, quem tinha CDB da instituição na carteira vai ter de volta o principal investido e a rentabilidade até o limite legal por CPF.  

Porém, como exatamente você pode pedir ressarcimento ao FGC por seus investimentos? Explicamos todos os detalhes para você neste artigo!

O que é o FGC? 

Antes de tudo, FGC é sigla para Fundo Garantidor de Crédito, uma entidade privada que protege clientes em casos de falência ou quebra de bancos.  

Dessa forma, o Fundo se mantém pelas próprias instituições financeiras, que são obrigadas a destinar mensalmente menos de 1% do total dos seus depósitos cobertos pela garantia. 

Ainda, criou-se esse mecanismo para proteger as pessoas e o próprio sistema de um possível colapso.  

Como funciona o FGC? 

Quando um banco é liquidado, o FGC cobre até R$ 250 mil por CPF. Ou seja, quem tem até 250 mil reais em um banco terá garantia de receber seu dinheiro de volta. No caso das contas conjuntas, a garantia possui limite desse mesmo valor e faz-se a divisão entre os titulares. 

Porém, você sabe se esse “seguro” é a melhor maneira de proteger seus investimentos? No vídeo abaixo, nosso Diretor de Investimentos, Beto Saadia responde essa pergunta e conta um pouco mais sobre como funciona o FGC.

O que o FGC cobre?  

O FGC cobre o dinheiro que está em: 

  • Depósitos da conta 
  • Poupança 
  • Investimentos emitidos por bancos, como CDBs, LCs, LCIs e LCAs.  

Além disso, o fundo sempre cobre o valor principal investido e os rendimentos.  

O que o FGC NÃO cobre?  

O dinheiro aplicado em fundos de investimento não tem garantia do FGC, já que o patrimônio dos bancos é separado do patrimônio dos fundos que eles administram. 

Quanto tempo demora para receber o dinheiro do FGC? 

Quando ocorre o fechamento de um banco, o Banco Central escolhe uma pessoa, normalmente um ex-funcionário, para ser o novo presidente da instituição.  

Essa pessoa fica responsável por fazer o levantamento de todos os clientes e de quanto eles têm a receber do FGC.  

Esse processo não tem prazo para terminar, sempre depende do tamanho da instituição e da quantidade de informações necessárias para levantar-se.  

Já aconteceram casos, por exemplo, dos clientes receberem o valor em seis meses ou 40 dias.  

Como receber o dinheiro do FGC? 

Primeiramente, você deve se cadastrar no app do FGC e enviar seus documentos e dados bancários. 

Além disso, se você concordar em receber a quantia pelo aplicativo, não precisará comparecer em uma agência bancária com a cópia dos documentos.  

Em seguida, você pode continuar o processo de forma online e o pagamento será realizado diretamente em conta-corrente ou conta poupança na sua titularidade. 

Segundo o FGC, o pagamento acontece em até 48 horas por meio de uma Transferência Eletrônica Disponível (TED), após o credor assinar o Termo de Sub-rogação. 

Em resumo, existem casos em que todos são surpreendidos e ninguém espera a falência de determinado banco, mas outros são mais previsíveis.  

Logo, uma dica importante é saber escolher bem em qual produto e qual banco investir. Se não souber fazer isso sozinho, tenha um assessor de investimentos! 

Por exemplo, na Nomos, a gente tem especialistas em alocação de investimentos, que atendem você, te dão dicas e apresentam as oportunidades mais seguras e acessíveis ao seu bolso. Isso tudo de forma gratuita e sempre que você precisa. 

Abra sua conta na Nomos e tenha o melhor suporte operacional ao seu lado

Esse artigo foi útil? Avalie:

 

Esse artigo foi útil? Avalie:

Preencha o formulário para ser redirecionado ao WhatsApp e entrar em contato com o nosso time

Receba sempre os melhores conteúdos e torne-se o investidor que sempre quis ser

Entenda mais sobre nossos termos e políticas