Categorias

Carteiras Automatizadas: Invista nas melhores recomendações em um clique

Sumário

Tempo de leitura: 3 minutos.

Existe uma forma de investir ainda pouco conhecida no Brasil, mas que promete ser uma boa alternativa para quem está começando: são as chamadas carteiras automatizadas.

Por isso, para investir em qualquer modalidade do mercado, é sempre importante ficar atento às movimentações políticas, econômicas e setoriais que ocorrem ao redor do mundo.

Contudo, devido à rotina corrida, trabalho, família e outros compromissos, sabemos que essa tarefa nem sempre é tão simples como parece.

Conheça o TradeNews e tenha acesso às principais informações do mercado de forma prática e em um só lugar.

Além disso, para quem não tem experiência no mercado, fica difícil compreender como cada informação impacta na sua carteira e as medidas que tomamos diante delas.

Por isso, para tornar esse processo menos trabalhoso e levar mais comodidade aos clientes, especialistas desenvolveram as carteiras automatizadas.

Ainda, as carteiras automatizadas usam um sistema de inteligência desenvolvido com o propósito de facilitar o investimento e proporcionar maior assertividade para os diferentes perfis de investidores.

Vamos entender como funcionam as carteiras automatizadas?

O que são as Carteiras Automatizadas?

Primeiramente, as carteiras automatizadas, como o próprio nome já sugere, são uma ferramenta de automação de carteira que une o melhor dos algoritmos e das recomendações de especialistas para otimizar sua rentabilidade.

Tipos de Carteiras Automatizadas

Normalmente, as carteiras automatizadas compõem apenas um tipo de ativo, sendo de ações, FIIs, BDRs ou dividendos.

Contudo, também existem opções que fazem uma mesclagem entre diferentes tipos de ativos.

Como funcionam as Carteiras Automatizadas?

Para começar, com base no seu perfil de investidor e objetivos, você escolhe entre as carteiras recomendadas divulgadas por corretoras ou casas de análise e define que deseja sua automação.

A partir daí, os robôs efetuam o investimento automático em todos os ativos da carteira e passam a fazer também os rebalanceamentos periódicos sem precisar da interferência do investidor.

Carteira Automatizada X Carteira Recomendada

Basicamente, as carteiras automatizadas são a automação de uma ou mais carteiras recomendadas.

Por isso, escolhendo se basear em uma carteira recomendada não automatizada, você precisa investir individualmente em cada um dos ativos sugeridos e não possui a obrigação de escolher todos, podendo, inclusive, mesclar recomendações – ainda que não indiquem essa atitude.

Em seguida, já escolhendo uma carteira automatizada, realiza-se o investimento de uma só vez em todos os ativos recomendados, poupando você do envio de ordens, do acompanhamento e da seleção dos ativos.

TradeNews, a maior central de informações do mercado

As carteiras automatizadas atendem que tipo de investidor?

Qualquer tipo de investidor pode escolher as carteiras recomendadas, porém, essa ferramenta atrai principalmente os dois extremos:

  • Quem está iniciando no mercado e tem medo de se arriscar escolhendo individualmente seus ativos;

  • Investidores experientes que desejam agilidade na montagem da carteira e que buscam menor influência dos seus vieses comportamentais principalmente no seu rebalanceamento.

Além disso, independente da sua identificação com qualquer um dos dois perfis, o ideal é sempre conversar com um especialista para entender se esta ferramenta é realmente adequada para suas necessidades.

Vantagens e desvantagens de investir em Carteiras Automatizadas

Vantagens

  • Transparência – Ainda que não precise participar ativamente da gestão, você pode acompanhar todas as movimentações feitas em tempo real na sua custódia.

  • Praticidade – Sabendo que montam sua carteira com a tecnologia mais avançada do mercado, você pode ficar sempre tranquilo e ter mais tempo para cuidar das suas tarefas do dia a dia.

  • Redução de riscos – Como profissionais especializados fazem a seleção de ativos, a tendência é possuir maior rentabilidade e mitigar possíveis riscos.

  • Liquidez – Enquanto fundos de ações possuem prazo de cotização D+30, em uma carteira automatizada, a liquidação acontece no momento da solicitação, com o financeiro caindo em conta.

  • Estrutura de custos diferenciada – Analisando os custos envolvidos nessa estratégia, é possível perceber como o custo-benefício em relação às taxas é muito menor. Considere uma troca mensal de 20% dos ativos de produtos com a mesma rentabilidade bruta:

Desvantagens

  • Falta de personalização – A carteira automatizada considera características específicas da estratégia que os analistas adotam, não se adaptando às necessidades e expectativas dos investidores.

  • Acessibilidade – O valor mínimo de alocação em carteiras automatizadas é de R$ 10 mil, não sendo tão acessível para boa parte da população.

Quem seleciona os ativos das carteiras automatizadas?

Apenas analistas de instituições financeiras como corretoras, bancos e casas de análise podem elaborar as carteiras recomendadas a serem automatizadas.

Por isso, na Nomos, disponibilizamos carteiras recomendadas e relatórios exclusivos da XP e de mais três casas de research.

A seguir, confira algumas das opções disponíveis:

  • Carteira Bunker: A carteira Bunker usa modelos quantitativos para identificar as ações que menos desvalorizam nos piores cenários do mercado. O algoritmo faz a seleção dos ativos mais seguros do Ibovespa e determina o peso correto para minimizar ainda mais os riscos associados ao mercado.

  • Top Dividendos XP: Os ativos recomendados pelos analistas da XP para quem busca menor volatilidade e sonha em viver de renda passiva.

  • Mensal Gráfica Arena: É recomendada pelo analista Gilberto Coelho com base na análise gráfica. Compõe 10 ações e tem como objetivo a valorização acima do Ibovespa, de modo a acompanhar o fluxo e a tendência dos papéis.

  • Levante Ações: Estratégia que recomenda as 10 melhores ações para o mês. A seleção é feita pelo time de análise da Levante e se propõe a superar o Ibovespa de forma consistente.

  • Max Dividendos: Compõe de 10 a 12 ações, com um perfil mais defensivo e que tem perspectiva de pagamento consistente de dividendos.

  • Absolute 15: Carteira quinzenal com um longo e sólido histórico operacional. Traz uma metodologia comprovada e geração de valor nos mais variados ciclos do mercado, com foco no mercado de ações e ETFs brasileiros.

  • Benndorf FIIs: Traz uma metodologia de geração de valor nos mais variados ciclos do mercado. É uma carteira “long only” (somente comprada) com até 100% do capital alocado em fundos imobiliários. Tem por objetivo superar o IFIX (índice que mede a performance dos principais FIIs) e gerar renda passiva.

Como investir em uma Carteira Automatizada?

Logo, se você realmente se interessa em investir nas carteiras automatizadas, o primeiro passo é abrir sua conta em uma corretora e avaliar as recomendações disponíveis.

Ainda, se você for cliente Nomos, pode contar com o suporte full time da nossa assessoria para te ajudar a escolher entre as opções.

Além disso, você ainda pode fazer vídeo-chamadas com os analistas que montam as carteiras e ter acesso a operações estruturadas que só podem ser montadas pelo nosso time.

Quer aproveitar essas vantagens e conhecer todos os outros benefícios da nossa assessoria? Então clique aqui para entrar em contato com nossos orientadores!

OnTick, um marketplace gratuito de robôs traders

Esse artigo foi útil? Avalie:

 

Esse artigo foi útil? Avalie:

Preencha o formulário para ser redirecionado ao WhatsApp e entrar em contato com o nosso time

Receba sempre os melhores conteúdos e torne-se o investidor que sempre quis ser

Entenda mais sobre nossos termos e políticas