Os objetivos ao investir podem ser diversos. Mas existe um conceito muito importante que pode contribuir com diferentes estratégias financeiras: o reinvestimento. Por que é tão importante para o investidor?
Continue a leitura para conferir!
O que significa fazer um reinvestimento?
O reinvestimento – como nome indica – é a prática de investir o dinheiro novamente.
Assim, a estratégia pode ser interessante quando não existe a necessidade de resgate do valor naquele momento ou quando a rentabilidade já é reservada para novas aplicações financeiras.
Portanto, esse conceito é referente à carteira de investimentos. Ele consiste em utilizar os rendimentos obtidos ao longo do tempo para fazer novos aportes. Assim, você evita gastar o patrimônio no momento de acumulação.
Como pode funcionar esse processo?
A ideia de reinvestir é bem simples, mas pode acontecer de formas distintas. É possível fazer isso tanto com os rendimentos das aplicações e ativos – o que inclui os dividendos e demais proventos recebidos, além de cupons semestrais, por exemplo – quanto com o resgate dos valores em caso de término do prazo.
Além disso, você pode programar os reinvestimentos quando houver a opção ou selecionar novas alternativas para fazer o aporte.
Conheça alguns caminhos frequentemente adotados pelos investidores!
Reinvestimento em Títulos do Tesouro Direto
O Tesouro Direto é a plataforma do Tesouro Nacional em que são negociados os títulos públicos emitidos pelo Governo Federal. Essas alternativas fazem parte da classe da renda fixa. É possível encontrar diversas opções de títulos – com características distintas – em que se pode investir.
A plataforma também conta com a possibilidade de reinvestimento automático, que reaplica o valor líquido do vencimento do título ou os rendimentos semestrais – à escolha do investidor.
O processo para a automatização é prático: pode ser selecionado na opção “reinvestimento” no seu portal do investidor. Na aba, você determina os títulos em que deseja fazer o aporte, o valor a ser reinvestido e a corretora que pretende manter o ativo.
Reinvestimento de dividendos
Os dividendos são tipos de proventos pagos aos acionistas das empresas de capital aberto listadas na bolsa de valores. Mas também podem ser obtidos com alternativas, como os fundos imobiliários (FIIs).
Eles representam parte do lucro que as empresas distribuem entre os seus sócios. E um dos caminhos escolhidos por alguns investidores é utilizar esse valor para comprar mais ativos. Ou seja, reinvestir o que for recebido como dividendos.
Assim como a plataforma do Tesouro Direto, algumas empresas oferecem a opção de um Plano de Reinvestimento de Dividendos (PRD), com a autorização do investidor.
Reinvestimento em novas alternativas
Além das opções automatizadas ou do investimento manual nas mesmas alternativas, é possível também utilizar o dinheiro recebido para fazer aportes em ativos diferentes. Nesse caso, você considera os rendimentos e avalia como reinvestir.
Considere as possibilidades oferecidas pelo mercado financeiro para fazer escolhas inteligentes, capazes de beneficiar os seus objetivos. Considerar a diversificação dos aportes também ajuda a equilibrar a carteira.
Para isso, é preciso observar se uma alternativa é, de fato, a melhor ou se existem outras mais adequadas às suas expectativas. Esse processo envolve uma análise cuidadosa dos seus objetivos, perfil de investidor e estratégia financeira.
Como ativar o reinvestimento automático na sua Conta XP?
Na XP, já é possível automatizar o processo de reinvestimento de proventos através do app. Com a nova funcionalidade, você consegue reinvestir os rendimentos de seus Fundos Listados e Ações sem burocracia para facilitar sua vida e otimizar o seu tempo.
Confira o passo a passo:
- Abra o seu aplicativo da XP;
- Acesse a aba “Serviços“;
- Clique em “Reinvestimento de Proventos“;
- Escolha qual produto você pretende ativar o reinvestimento automático;
- Selecione quais ativos você deseja destinar o reinvestimento;
- Defina a proporção que você gostaria de alocar e pronto!
O processo é todo automatizado e você pode alterar as configurações até um dia antes da execução que ocorre automaticamente no 15° dia do mês. Essa funcionalidade também permite que você realize aportes adicionais, que serão somados aos proventos recebidos.
Quando geralmente acontece o reinvestimento?
Como vimos, existem muitas formas de reinvestir seu dinheiro. Mas, antes, é necessário realizar uma análise para saber se o contexto pessoal é favorável ao reinvestimento.
O primeiro ponto importante é considerar se o valor obtido com rendimentos será necessário para outro compromisso. Se houver a possibilidade de manter o dinheiro investido sem que isso comprometa o seu planejamento, essa é uma boa maneira de elevar o patrimônio.
Então, se você não estiver contando com os rendimentos para gastar, pode usá-los para acelerar a concretização de suas metas – e escalar seu patrimônio. Para saber se mantém investido no mesmo ativo ou produto, é válido considerar se está satisfeito com os resultados obtidos e se o prazo continua o mesmo.
Caso você considere que existe a necessidade de ter acesso ao dinheiro antes, pode ser interessante reinvestir em alternativas seguras e com alta liquidez. Elas permitirão o resgate no momento necessário e não apresentam grandes riscos de perda.
Qual a importância para o investidor?
O reinvestimento é um recurso que pode aumentar a rentabilidade dos seus investimentos e ter efeitos positivos na sua carteira no longo prazo. Ao construir uma estratégia para manter a movimentação financeira, você eleva a quantidade de ativos trabalhando em prol das suas metas.
Com um montante cada vez mais expressivo, os rendimentos também aumentam e aproximam você dos seus objetivos, especialmente aqueles que dependem do tempo. Por exemplo, viver de renda passiva, garantir uma aposentadoria tranquila, pagar a faculdade dos filhos, entre outros.
Além disso, o efeito dos juros compostos no longo prazo pode ajudar a acumular um capital maior. Porém, não basta ter muitos ativos em sua carteira. Eles também precisam fazer sentido para a sua estratégia financeira.
A melhor forma de reinvestir é seguir um planejamento financeiro!
Pode parecer simples, mas reinvestir o dinheiro que sua carteira começa a gerar não é uma tarefa fácil. Afinal, caso você não tenha a orientação adequada, pode acabar desbalanceando os seus investimentos.
Na Nomos, todos os clientes que entram para a assessoria têm ajuda para montar seu plano de investimentos de forma rápida e gratuita. O assessor te auxilia a montar a melhor estratégia, sempre de acordo com o seu orçamento disponível e as expectativas para o futuro.
Como colocar essa estratégia em prática?
Como vimos, existem alguns aspectos importantes que influenciam na decisão, como as suas necessidades e expectativas financeiras.
Além disso, também é preciso saber o seu perfil de investidor – conservador, moderado ou arrojado – para identificar os melhores ativos para a sua carteira.
Nesse sentido, é conveniente destacar que os investimentos têm diferentes característica de risco, rentabilidade e liquidez – que interferem no seu comportamento e precisam ser analisadas.
O reinvestimento é uma estratégia que pode trazer muitas vantagens ao investidor – desde que faça sentido na sua realidade. Afinal, você aprendeu que ele permite acelerar os resultados e favorece o efeito dos juros compostos, essencial para elevar o seu patrimônio ao longo dos anos.
Precisa de ajuda para conhecer as alternativas de investimentos? A Nomos pode ajudar! Converse com a nossa equipe e tire suas dúvidas!
Se interessou por este conteúdo? Não deixe de acompanhar os nossos outros artigos: O mistério por trás do indicador do Halloween Como receber dividendos em dólar: Guia completo
Este artigo foi útil? Avalie: