Categorias

Commodities: o que são e como operar no mercado futuro?  

Sumário

Tempo de leitura: 3 minutos.

É bem provável que, quando se busca por operações na bolsa de valores, você pense primeiro em mini índice, mini dólar e ações. Porém, existe também a possibilidade de fazer operações com commodities. Você sabe o que são e como operá-las no mercado futuro?  

Continue a leitura para descobrir o que significa commodities, qual o seu impacto no mercado financeiro e como operá-las na bolsa de valores. 

O que são commodities? 

O termo “commodities” refere-se a produtos primários do mercado. Ou seja, elas são produzidas em larga escala e servem como base para a fabricação de diversos outros produtos.  

Entre os principais tipos disponíveis no mercado, estão as commodities agrícolas. Só para ilustrar, podemos citar: milho, café soja, açúcar e boi gordo. Porém, essas não são as únicas existentes – também há o petróleo, etanol, ouro etc. 

Qual a relação entre as commodities e o mercado financeiro? 

Devido ao funcionamento das commodities e à participação do agronegócio na economia brasileira, esses produtos têm grande influência no cotidiano geral. O aumento no preço das commodities brasileiras, por exemplo, pode aumentar o volume financeiro obtido com as exportações. 

Dessa forma, pode ser que o Produto Interno Bruto (PIB) se torne maior, indicando um avanço na economia. Mas essa não é a única influência que os produtos exercem no mercado. Também é possível aproveitar as commodities para realizar investimentos e operações.

Na prática, existem dois objetivos com a negociação de ativos relacionados às commodities. O primeiro envolve a proteção de carteira, chamada de hedge. 

Com a negociação de derivativos, por exemplo, é possível se proteger das oscilações do mercado e nos preços. Outra prática é a negociação desses ativos com intuito de obter lucros no curto e curtíssimo prazo.  

Onde as commodities são negociadas na bolsa de valores? 

Para atrelar seu capital às commodities, há duas estratégias principais. A primeira é investir em empresas de commodities na bolsa, por meio da compra de ações. Ao investir em uma companhia de petróleo por exemplo, é possível expor seu capital às variações de preço dessa commodity. 

Além disso, a negociação mais comum relacionada às commodities ocorre no mercado futuro. Esse é um ambiente da bolsa de valores onde são negociados derivativos financeiros conhecidos como contratos futuros. 

Nesse caso, o investidor utiliza um contrato para se posicionar em relação ao preço futuro de um ativo (commodity). É possível se posicionar comprado ou vendido, e assim acompanhar a movimentação dos preços. 

Com o mecanismo de ajuste diário, as perdas são descontadas da conta do operador, enquanto os ganhos são creditados, considerando o resultado do dia. Por fim, o desempenho depende da soma dos ganhos menos todas as perdas. 

Como operar ou investir em commodities? 

Como você viu, o mercado futuro permite negociar com base em commodities, tanto por meio do trading quanto para a proteção de carteira. Em qualquer um dos casos, é preciso ter conta em uma corretora de valores. 

Então você deverá acessar o home broker ou a plataforma de investimentos para encontrar as oportunidades de contratos futuros. Antes de realizar a negociação, entretanto, é importante traçar uma estratégia. 

Comece sabendo qual é o seu perfil de investidor – que é determinante para indicar a sua tolerância ao risco. O trading costuma ser voltado para investidores arrojados, devido aos riscos assumidos. 

Também é importante estudar o mercado, conhecer a situação das commodities e definir qual é a tendência de evolução. Se você notar a expectativa de queda no preço das commodities, por exemplo, é possível se posicionar vendido com a intenção de lucrar na baixa. 

Quais são os riscos de operá-las? 

Fazer uma análise completa do mercado e das oportunidades é relevante, mas também é preciso ter atenção aos riscos. Afinal, negociar derivativos de commodities significa correr mais riscos, o que deve ser gerenciado. 

O risco de mercado é o mais presente, já que mudanças na oferta e na demanda podem afetar intensamente os preços das commodities. No mercado futuro, isso pode levar a um resultado negativo. 

Também é importante considerar a volatilidade. Como os contratos futuros são de curto prazo, há maior exposição às variações de preço. 

Como aproveitar as oportunidades do mercado? 

Ao mesmo tempo que as commodities têm riscos, elas podem representar oportunidades. Especialmente no mercado brasileiro, cuja economia tende a estar atrelada a esses produtos, pode ser uma chance de se proteger ou ter lucro com as operações. 

Para ser capaz de identificar e aproveitar as oportunidades vale a pena ter a ajuda de uma assessoria de investimentos. 

Com assessores experientes e capacitados, você terá todo o suporte necessário para tirar dúvidas antes de realizar operações. Assim, ter uma rede de apoio, tanto no aspecto de educação sobre o mercado quanto na parte operacional, é fundamental. 

Se precisar de alguém que jogue junto com você no mercado financeiro, chegue com a Nomos e tenha nosso apoio como um diferencial! 

Gostou deste tipo de conteúdo? Não deixe de conferir nossos outros artigos de blog: Renda Passiva: Estratégias para múltiplas fontes de Renda O mistério por trás do Indicador do Halloween

Este Artigo foi útil? Avalie:

 

Esse artigo foi útil? Avalie:

Preencha o formulário para ser redirecionado ao WhatsApp e entrar em contato com o nosso time

Receba sempre os melhores conteúdos e torne-se o investidor que sempre quis ser